Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Dia mundial em memória das vítimas da estrada é celebrado neste domingo

por João Pedro Minella

Objetivo é lembrar daqueles que partiram e buscar a prevenção a novos acidentes no mundo todo

Desde 2005 a ONU elegeu o terceiro domingo de novembro como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Neste ano a data será celebrada no dia 21 de novembro. O objetivo é demonstrar que por trás de cada um dos mortos e dos feridos do trânsito brasileiro há um rosto, uma história de vida interrompida. Além dos familiares e amigos que não aparecem nas estatísticas mas sofrem as consequências da violência no trânsito com a perda de um ente querido.

Os órgãos de segurança registraram neste ano 483 acidentes. A Polícia Rodoviária Federal atendeu ocorrências com 136 pessoas feridas e 11 óbitos na região. A Brigada Militar somou 88 feridos e um óbito em Vacaria. Já a Guarda Municipal registrou 233 acidentes com danos materiais.

Conforme o chefe da PRF, inspetor Rodrigo Aver Pizzolatto, houve uma redução nos indicadores em relação ao ano passado, apesar dos números ainda serem considerados elevados. Ele analisa os acidentes mais recentes e conclui que o principal motivo é humano, como falta de atenção, falta de respeito à sinalização ou até mesmo condições comportamentais.

O Tenente Eduardo Ducatti, responsável pelo cartório de trânsito da Brigada Militar, segue a mesma linha de raciocínio. Ele acrescenta que além da estatística oficial, ainda há um número expressivo de colisões em que os órgãos de segurança não são acionados. Para o Tenente, o excesso de velocidade acaba sendo um dos grandes causadores de tantos acidentes nas ruas de Vacaria.

Já o chefe da Guarda Municipal, Luciano Ramos, afirma que grande parte dos condutores locais não cumpre a Lei de Trânsito. Ele questiona o motivo de que fora do município todo mundo segue a lei a risca, porém aqui não ocorre da mesma forma.

Somente este ano PRF, Brigada Militar e Guarda Municipal flagraram 329 condutores dirigindo alcoolizados em Vacaria. Um motorista em específico já foi flagrado 11 vezes conduzindo veículo embriagado desde 2017.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais