Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vacaria registra em média mais de 50 ocorrências de abuso sexual de crianças e adolescentes anualmente

por Neto Ferreira

Dia 18 de maio é lembrado como o marco para combater a violência sexual com menores em todo o país

Foto: Tua Rádio

Nesta quarta-feira, 18/05, é lembrado o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Vacaria há uma delegacia especializada na proteção dos mesmos e, que possui centenas ocorrências por ano.

Em 2021 houveram 330 procedimentos policiais que apuraram crimes contra crianças e adolescentes no município, sendo 58 deles nas mais diversas formas de abuso sexual. Conforme o delegado regional Carlos Alberto Defaveri, na maioria das vezes a violência é praticada por uma pessoa próxima como pai, padrasto, avô, tio ou vizinho.

A vítima apresenta alguns sinais que devem ser observados como: angústia, dor, medo ou vergonha. Porém também ocorrem casos mais graves quando inclusive contraem doenças sexualmente transmissíveis ou até gravidez.

Atualmente também é registrada outra forma de violência sexual, feita através das redes sociais e aplicativos com a indução ao compartilhamento e manipulação de fotos e vídeos.

Segundo a piscóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Marta Kramer Silveira não é somente o contato físico que caracteriza a violência sexual contra crianças e adolescentes. Ela também acredita que os casos ocorridos durante a pandemia ainda não chegaram ao conhecimento das autoridades. Em função das pessoas ficarem em casa por mais tempo, o indicador pode ter sido multiplicado.

Desde 2008 em Vacaria são atendidas em média de 50 a 60 ocorrências anualmente envolvendo violência sexual contra crianças ou adolescentes. Ao observar qualquer sinal ou sintoma que possa significar abuso sexual denuncie para os órgãos competentes. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais