Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Lideranças se mobilizam para credenciar HNSO no tratamento de câncer

Baixar Áudio por Aldoir Santos

Semana que vem estão agendadas as primeiras audiências nos órgãos competentes

Assunto foi a pauta do Temática desta quinta-feira (foto: RD Fátima)
Foto: Divulgação

O vereador André Rokoski (MDB) juntamente com a direção do hospital Nossa Senhora de Oliveira está iniciando uma mobilização para que o serviço de oncologia passe a ser oferecido aos pacientes do SUS em Vacaria. A ideia é sensibilizar as autoridades para que através da instalação no hospital de um serviço de tratamento do câncer possa reduzir as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que precisam se deslocar até Caxias do Sul. O vereador André Rokoski adiantou que já está agendada uma audiência na semana que vem na secretaria estadual de Saúde para tratar do assunto.

O administrador do HNSO João Caetano observa que a legislação estabelece que para serviço completo de oncologia seriam necessários 500 mil habitantes e 900 casos novos da doença no ano. A ideia seria criar um serviço intermediário que fosse possível por exemplo oferecer inicialmente quimioterapia ambulatorial.

A diretora do hospital irmã Adelide Canci acrescenta que será importante uma mobilização da comunidade local e regional no sentido de pleitear o serviço de oncologia para os pacientes do SUS em Vacaria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais