Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Médico explica os sintomas e a forma de controle do diabetes

por Aldoir Santos

Flavio Nery diz que o controle é feito por meio de metas dos níveis de glicose no sangue

Médico Flavio Nery esteve no Temática desta quarta-feira
Foto: RD Fátima

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis. O médico Flávio Nery explica que além da falta de insulina existem pelo menos outros oito defeitos no sistema do organismo que levam ao aumento da glicose e por consequencia a o diabetes. A doença é classificadas em dois tipos: 1 e 2. No primeiro caso é necessário a aplicação de insulina. Há também o diabetes gestacional explica o médico Flavio Nery.

Os sintomas clássicos do diabetes são perda de peso, consumo exagerado de água, comer demais, urinar demais e a pré disposição a infecções.

O médico explica que a medição da glicose é um dos critérios para o diagnóstico. Flávio Nery observa que como o diabetes é uma doença crônica o tratamento do paciente é feito a partir de metas de controle dos níveis de açúcar no sangue.  Ouça a entrevista do Podcast 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais