Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Vacaria registra 13 focos do mosquito transmissor da Dengue somente no primeiro trimestre deste ano

Baixar Áudio por João Pedro Minella

Todos os focos foram registrados no bairro Jardim América até o momento. Ainda, 31 larvas e 56 ovos foram encontrados

Foto: Tua Rádio Fátima

O ano de 2022 encerrou com um marco de 1016 óbitos decorrentes da dengue no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Em Vacaria, somente neste ano 13 focos do mosquito foram reconhecidos, todos no bairro Jardim América, sendo dois em pneus deixados em terrenos baldios e os restante em residências do bairro. Ao total, 56 ovos e 31 larvas foram encontradas.

Em entrevista à Tua Rádio Fátima, a coordenadora da Vigilância Ambiental, Sandra Ciotta, comenta que somente no mês de janeiro foram registrados 49 ovos e reforça a preocupação que advém destes números, ao passo que, nos últimos anos em Vacaria, os indícios de focos do mosquito eram percebidos apenas a partir dos meses de abril, maio e junho.

Na oportunidade, a coordenadora da Vigilância em Saúde, enfermeira Tatiane Scariott, explica que o tratamento da dengue é sintomático, ou seja, busca apenas aliviar os sintomas. Ela ressalta, ainda, a importância da prevenção da formação de locais propensos à reprodução do mosquito, ao passo que é importante que cada cidadão adquira e mantenha o costume de evitar água parada, limpar os vasos de planta e impedir que lixos e resíduos se acumulem, a fim de impedir a instalação do Aedes Aegypti nestes locais. Vale lembrar, também, que em caso de suspeita de mosquitos, larvas ou ovos, é possível realizar denúncias e esclarecer dúvidas com a Vigilância através 3231-6450.

No Rio Grande do Sul em 2022 foram registrados 66 óbitos decorrentes da doença, sendo que o mosquito transmissor, marcou presença em pelo menos 90% das cidades gaúchas. Agora em 2023, um óbito relacionado à dengue foi confirmado em Bento Gonçalves.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais