Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Atendimento de casos suspeitos de diarreica aguda aumentam em Vacaria

por João Pedro Minella

Médico Flávio Nery afirma que para evitar o contágio é necessário realizar a higienização de superfícies, alimentos e utensílios domésticos

Foto: Divulgação

No início do mês a Secretaria Estadual da Saúde emitiu um alerta de surto da doença diarreica aguda depois de vários municípios do Rio Grande do Sul registrarem casos desde o final de agosto.

Essa preocupação também chegou aos municípios dos Campos de Cima da Serra. Em Vacaria quatro escolas de educação infantil da rede municipal tiveram que suspender as atividades na semana passada após pelo menos 50 crianças terem sintomas da doença. As amostras foram coletadas e encaminhadas ao Lacen e, os alunos seguem sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta terça-feira, 26/10, foi a vez da Escola Ceni Paim Mezari fechar para higienização após outro surto nos estudantes.

O médico clinico geral Flávio Nery foi o convidado do programa Temática desta terça-feira para falar a respeito da doença, após diversos casos serem atendidos no Hospital Nossa Senhora da Oliveira e também na Unimed. Na oportunidade ele afirmou que a doença tende a ser disseminada em locais com grande concentração de pessoas e em que há o consumo de alimentos, como em escolas, asilos e penitenciárias.

Ele afirma também que apesar da água de Vacaria estar bem tratada e já ter sido constatado que não a transmissão não veio através dela, a população precisa providenciar a higienização das caixas de água e do encanamento particular. Muitas vezes insetos vetores ou outro tipo de bicho podem ter passado por esses locais causando a disseminação.

Entre os sintomas estão a diarreia que pode ou não ser acompanhada de dor abdominal, náusea, vômito e febre. Para evitar o contágio, recomenda-se a higienização de alimentos, utensílios domésticos e superfícies que utilizados no preparo das refeições.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais