Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Adeviva encontra dificuldades para retomada das atividades e pede apoio à voluntários e ao poder público

por Neto Ferreira

Objetivo da entidade é promover a independência e a inclusão dos deficientes visuais

Foto: Tua Rádio

A associação dos deficientes visuais de Vacaria (Adeviva) suspendeu as atividades nos últimos dois anos em função da pandemia. Agora o trabalho é retomado, porém existem algumas situações que estão dificultando a participação dos integrantes.

Uma delas é a falta de transporte para levar os alunos até a sede da entidade no bairro Borges. Ainda conforme a professora Vanda Lima Michelon, que realiza um trabalho voluntário há 20 anos com os deficientes visuais, seria necessário o apoio de mais pessoas para que todos tenham o atendimento que precisam. Ela e o professor Fernando responsável pela informática e pela oficina de música são os orientadores atualmente. Vanda acredita que a sociedade precisa entender melhor como é a forma correta de tratar uma pessoa cega.

Conforme o presidente da entidade, Gilmar de Moura Garcia, através das atividades propostas ele consegue levar uma vida praticamente normal, conseguindo realizar tudo o que precisa dentro de casa. Ele é cego há 10 anos.

Já a integrante Luciana Rodrigues Ferreira está sem enxergar há três anos. Ela também fala com gratidão a respeito do que aprendeu junto à associação, pois também realiza as tarefas domésticas de forma bastante tranquila.

A Adeviva é uma entidade fundada em 2002 e que visa o atendimento de pessoas cegas ou de baixa visão. O objetivo é promover a independência e a inclusão dos deficientes visuais. Para isso, pede o apoio de novos voluntários, e também do poder público.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais