Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Hospital Nossa Senhora da Oliveira realizou primeira captação de córneas nesse domingo em Vacaria

Baixar Áudio por Rafael Vargas

Doadora foi uma paciente de Campestre da Serra que faleceu na instituição

Tecido foi destinado ao Banco de Olhos, em Caxias do Sul
Foto: Tua Rádio Fátima

Ativo desde janeiro deste ano, o Centro Intra-Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para transplantes (Cidhott), do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, realizou na madrugada de domingo, 25/02, a primeira captação de córneas em Vacaria. De acordo com o responsável técnico, médico Flávio Nery, a captação aconteceu mediante autorização de familiares de uma paciente, de Campestre da Serra, que foi a óbito na instituição de saúde. O médico explica, ainda, que após a autorização uma equipe do Hospital Pompeia esteve em Vacaria para o procedimento e levar para o banco de olhos em Caxias do Sul.

Flávio Nery destaca o momento como importante para o HNSO, já que marca mais um passo no desenvolvimento da instituição, para o município e para a região dos Campos de Cima da Serra. O médico finaliza lembrando é fundamental que as pessoas demonstrem em vida o interesse em fazer a doação de órgãos, bem como a família autorize o ato quando abordada pela equipe do Cidhott.

Conforme o Banco de Olhos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, vinculado ao Ministério da Saúde, este tipo de transplante permitem que 90% das pessoas com alguma deficiência visual por problemas de córnea recuperem a visão.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais