Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Médico explica relação do frio com o aumento de doenças cardiovasculares

por Neto Ferreira

A proximidade do inverno faz com que as pessoas tenham mais sintomas e cresça a procura por atendimento na área

Foto: Divulgação

Com a proximidade do inverno e a queda natural da temperatura em nossa região, é normal que se aumente a preocupação com relação à doenças cardiovasculares. Para falar sobre o tema, esteve nos estúdios da Tua Rádio Fátima, o médico cardiologista Pablo Trevisol.

Devido à queda da temperatura no inverno, chega-se menos sangue ao coração, pois o clima frio tira o calor do corpo, forçando o coração a trabalhar mais para mantê-lo aquecido. Com isso, evidentemente aumenta a pressão. Conforme o médico, é importante que se verifiquem com frequência os indicadores e em caso de alteração buscar atendimento. Estima-se que 25% da população adulta do RS tenha pressão alta.

Além disso também há o risco de infarto e um dos motivos pode ser o chamado choque térmico. Quando a pessoa sai de um local aquecido para outro que está com temperatura menor, repentinamente. Entre os sintomas de um problema cardíaco estão dor no peito, cansaço, aceleramento no coração, desmaio, falta de ar e inchaço nas pernas.

É importante que a população realize exames de rotina e monitore a saúde junto aos especialistas. Além disso, cuidados básicos como sair bem agasalhado e evitar situações extremas podem ser aliados para vencer mais um inverno.

Com informação do portal Pfizer

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais