Futuro centro humanizado de saúde será chamado de Irmã Carmelinda Pinzetta
O nome presta homenagem à religiosa que dedicou sua vida ao cuidado das pessoas e à promoção da dignidade humana
Os vereadores aprovaram projeto de Lei Legislativo nº 024/2025, que denomina o Centro Humanizado de Saúde com o nome de Irmã Carmelinda Pinzetta. A proposta é da vereadora Silvana Montanari, subscrita por todos os vereadores da Casa, presta homenagem à religiosa que dedicou sua vida ao cuidado das pessoas e à promoção da dignidade humana.
Natural de Xavantina (SC), Irmã Carmelinda foi técnica em enfermagem formada em Passo Fundo e desempenhou, por mais de quatro décadas, uma missão silenciosa e transformadora junto à comunidade de Vacaria. Viveu intensamente o carisma das Irmãs de São José, com atuação destacada no Bairro Monte Claro e, posteriormente, na Comunidade São José, no centro da cidade.
Seu legado está especialmente ligado ao uso de fitoterápicos, prática que ela desenvolvia com profundo conhecimento e sensibilidade. Plantava, colhia, preparava e distribuía os medicamentos naturais com carinho e atenção, sempre ouvindo com empatia e oferecendo palavras acolhedoras. Mais que tratamentos, entregava cuidado, fé e amor.
Na justificativa do projeto, a vereadora Silvana destacou que a nomeação do Centro Humanizado de Saúde representa o reconhecimento institucional a uma trajetória pautada pela humildade, simplicidade e serviço ao próximo.
Fotos: Lívia Bueno
Fonte: Câmara Municipal de Vacaria

Comentários