Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Médico Flávio Nery comenta cuidados relacionados à prevenção da diabetes

Baixar Áudio por João Pedro Minella

Segundo o médico, a maior parte das internações na UTI no HNSO com problemas cardiovasculares decorrem do Diabetes.

Foto: Tua Rádio Fátima

O Brasil ocupa atualmente a 5ª posição dentre os países com maior incidência de diabetes no mundo, com cerca de 16,8 milhões de doentes adultos com idades entre 20 e 79 anos. No país, quase 215 mil pessoas nesta faixa etária morreram em decorrência da doença no ano de 2021, sendo que o mundo percebeu um aumento de 16% na incidência do problema nos últimos dois anos.

Para falar sobre o tema, o médico Flávio Nery foi convidado ao Programa Temática da Tua Rádio Fátima. Na oportunidade, ele explica que cerca de 9% da população brasileira é acometida com a doença, sendo que a estimativa é de que o número cresça ainda mais nos próximos anos. Segundo ele, a doença é silenciosa nos estágios iniciais, o que faz com que seja identificada em média três anos após seu surgimento na maior parte dos casos. Segundo o médico, a maioria das internações na UTI do Hospital Nossa Senhora da Oliveira com problemas cardiovasculares decorrem do Diabetes.

Ainda em entrevista, Flávio explica que existem dois tipos de diabetes: o tipo 1 que ocorre em cerca de 10% dos doentes que destrói as células do pâncreas que produz a insulina. Este tipo é mais comum em crianças. Já o tipo 2 que acomete os outros 90% ocorre em decorrência do aumento da resistência à insulina e da diminuição da sua produção, o que é associado à obesidade e hábitos não saudáveis praticados no dia-a-dia.

Segundo o médico, a crescente nos índices e a gravidade dos casos que chegam aos consultórios denotam a importância de manter a frequência dos exames periódicos e, ainda, da adoção de hábitos saudáveis no que diz respeito à alimentação, exercícios físicos e estresse na rotina diária. Vale ressaltar a responsabilidade dos pais em aplicar uma dieta saudável nos filhos.

Segundo informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões de casos no Brasil.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais