Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

CAPS desenvolve atividades na Semana da Luta Antimanicomial

Baixar Áudio por Aldoir Santos

Entre as ações tem peça de teatro na Casa do Povo dia 17 às 14h

Fernanda e Mariani estiveram no Temática

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela busca dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta proposta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença. O Movimento faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Em Vacaria as pessoas com transtornos mentais são acolhidas no Centro de Atendimento Psicosocial, CAPS. Lá uma equipe formada por psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeiro, médico, artesãos atendem os pacientes durante o tratamento. A coordenadora Fernanda Fanchetti observa que as pessoas com transtornos mentais devem receber o tratamento , porém, inseridas na comunidade da qual pertencem.

A psicóloga Mariani Luz Ferreira destaca que todos os que procuram um atendimento no CAPS passam por uma avaliação para em seguida a equipe definir qual o melhor tratamento. Ela acrescenta que em casos de maior gravidade o paciente é encaminhado para internação após cumprir alguns requisitos.

Está em andamento a programação da Semana Antimanicomial em Vacaria. Nesta quarta-feira,15/05, será realizado encontro com equipes de agentes comunitários de saúde às 13h30 no salão de atos do Centro Sócio Educacional dom Orlando Dotti. Na quinta-feira a reunião será com equipe médica na sala das entidades na Câmara de Vereadores com a coordenação dos psiquiatras Ricardo Orso e Diego Berton. Na sexta-feira às 14h peça de teatro e logo após apresentação de capoeira com os usuários do CAPS na Casa do Povo.

Desde janeiro até dia 10 de maio foram realizados 4.374 atendimentos pelos profissionais que atuam no CAPS de Vacaria. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais