Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Médico alerta para cuidados com doenças respiratórias nesta época

por Aldoir Santos

Médico Flávio Nery destaca a asma e a pneumonia ams há outras como rinite, tuberculose, enfisema pulmonar e bronquite

Médico Flavio Nery esteve no Temática
Foto: RD Fátima

Por ser tratar de um sistema importante e ao mesmo tempo delicado, existem doenças que atacam o sistema respiratório, sejam elas infecciosas ou alérgicas. A asma é uma doença que afeta pessoas de todas idades, sendo mais frequente na infância. É caracterizada por um quadro inflamatório crônico dos brônquios, que ficam estreitos e diminuem a passagem do ar. Esta inflamação deixa as vias aéreas sensíveis ao ar frio, a fumaça do cigarro, produtos com cheiro extremamente forte e alérgenos.

O médico Flávio Nery observa que as crises são compostas de falta de ar. Quando isso ocorre o paciente precisa da medicação e de uma pessoa em que ele confie e que lhe passe tranquilidade, pois o processo de falta de ar pode desesperar tanto o paciente como aquele que tem que lhe auxilia.

A pneumonia é um processo de infecção/inflamação que ocorre dentro dos pulmões. A doença ocorre quando um agente infeccioso (vírus, bactéria, parasita ou fungo) afeta os alvéolos pulmonares, local que precisa estar sempre limpo, livre de qualquer substância estranha, pois é onde ocorre as trocas gasosas.

A pneumonia é uma doença que afeta pessoas de todas as idades. A mais comum, em quase 50% dos casos é a infecção por uma bactéria chamada Pneumococo. As virais podem ser causadas por inúmeros vírus, inclusive pelo da gripe, chegando a ser mais perigosas que as bacterianas. O fungo Pneumocystis carinii é a causa mais comum para os portadores de AIDS que tiveram pneumonia. Outros fatores são: resfriados mal cuidados, mudanças bruscas de temperatura, álcool (baixa imunidade).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais