Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Oncologista afirma que alimentação saudável, atividades físicas e aversão ao uso de drogas auxiliam na prevenção ao câncer de próstata

Baixar Áudio por João Pedro Minella
Foto: Divulgação

O mês de novembro é o mês de conscientização e incentivo à prevenção do câncer de próstata. Esta doença que atinge cerca de 2 milhões de brasileiros todos os anos afeta a glândula responsável pela produção do líquido seminal. Conforme o doutor Francisco Wisintainer, oncologista da clínica Devita e membro das sociedades brasileira, americana e europeia de oncologia, o câncer responsável por causar dores, disfunções e outras alterações no funcionamento do corpo pode ser diagnosticado de diferentes formas. Os principais meios de disgnóstico são dois que se complementam. O primeiro consiste na avaliação do crescimento da próstata através do toque retal. Já o é através de um exame de sangue chamado PSA que indica a presença de células tumorais.

A principal importância do diagnóstico está no fato de que, quando o tratamento ocorre rapidamente nos estágios inciais, as chances de cura superam os 90%. É importante ressaltar, ainda, que existem métodos eficientes de prevenção e a maioria está ligado a saúde física da pessoa. Medidas como a manutenção de uma alimentação saudável, prática contante de atividades físicas e aversão ao uso de drogas são grande expoente no que diz respeito à prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer de próstata, conforme explica doutor Francisco.

Vale ressaltar que é possível viver ainda por muitos anos mesmo após o diagnóstico confirmado quando o tradamento é feito devidamente. Um dos principais métodos de tratamento, válido principalmente para quando a doença é percebida nos estágios iniciais, é a cirurgia que consiste na remoção da próstata.

Bloqueios hormonais e tratamentos com quimioterapia também são utilizados, além de existirem tratamento específicos para casos onde a doença atinge os ossos do paciente causando fortes dores no corpo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais