Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Médico afirma que casos de anemia podem ter ligação com problemas no aparelho digestivo

por João Pedro Minella
Foto: Divulgação

Diversos casos de pacientes com anemia estão chegando nos consultórios de Vacaria. Para falar sobre o tema, explicar as causas e também como evitar ou tratar, o médico gastroenterologista José Luiz Felippi participou do programa Temática desta quinta-feira, 10/02, na Tua Rádio Fátima.

A anemia é definida como uma deficiência nos níveis de hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) do sangue que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo. Como consequência, diferentes tecidos e órgãos do corpo sofrem com a falta de oxigenação, o que pode gerar diferentes sintomas. O tratamento depende do tipo e da gravidade do problema — e vai desde a suplementação de ferro ou vitaminas do complexo B até o transplante de medula óssea.

Conforme o médico, a anemia pode ter relação com problemas no aparelho digestivo, ao passo que muitos pacientes são encaminhados a um gastroenterologista ao não encontrar uma causa para o problema. Segundo ele, é possível perceber a deficiência de hemoglobina através de exame de sangue no paciente e, como esta está geralmente relacionada à baixa produção de sangue ou perda deste por algum meio. Nestes casos, deve ser pensado no trato digestivo como possível origem da situação.

Na oportunidade, Felippi ressaltou ainda a importância dos check ups constantes que devem ser respeitados a fim de evitar que um possível problema relacionado acabe por tomar um quadro mais grave. Além disso, prezar por uma alimentação balanceada e buscar por um profissional ao se deparar com sintomas são passos essenciais para a prevenção e tratamento do problema.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais