Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

HNSO realizará sábado uma campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce de doença renal crônica

por Neto Ferreira

Dia Mundial do Rim é comemorado em 10 de março

Foto: Divulgação

O Dia Mundial do Rim neste ano será comemorado em 10 de março, a campanha de saúde global apresenta o tema “Saúde dos Rins para Todos: Educando sobre a Doença Renal”. A Fundação Pró-Rim participa do movimento, que tem como objetivo disseminar as informações sobre a doença renal para os profissionais de saúde e a população em geral, focando na prevenção, diagnóstico precoce e do tratamento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, entidade que promove a campanha no País, uma em cada 10 pessoas em todo mundo possuem alguma doença renal, que se não diagnosticada e tratada de forma correta pode ser mortal.

Atualmente, mais de 140 mil pessoas no Brasil dependem da diálise para manter a vida. Entre estes pacientes renais crônicos, a maioria são diabéticos e hipertensos, doenças popularmente conhecidas que são fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal.

Conforme a médica nefrologista, Lenise Macedo, a doença renal crônica pode ser prevenida. Para isso é necessário buscar o diagnóstico precoce antes que ocorra uma perda irreversível. Quando o rim começa a apresentar sintomas é porque a deficiência renal já está instalada.

Para conscientizar a população, o Hospital Nossa Senhora da Oliveira estará realizando uma campanha educativa neste sábado, 13/03, na praça Daltro Filho entre 10h e 16h. O objetivo é informar que quando diagnosticada de forma precoce, a progressão da doença renal crônica pode ser controlada ou retardada, na maior parte dos casos.

Com informações da Fundação Pró-Rim

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais