Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Febre Amarela avança na região dos Campos de Cima da Serra

por Leticia Giroto da Cunha
Foto: Divulgação

Após a morte de diversos bugios e a cidade de Pinhal da Serra realizar exames para confirmação da causa da morte, na última semana o município decretou que havia entrado para a área de risco de transmissão de Febre Amarela.

A situação que não era preocupante, mudou de posição quando mais 03 municípios encontraram outros animais mortos, como é o caso de Muitos Capões, Barracão e Monte Alegre dos Campos, os mesmos estão aguardando os resultados dos exames para comprovação. Porém, este fato já coloca o Estado e principalmente os Campos de Cima da Serra em alerta.

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. Os sintomas, em geral, surgem até 6 dias após a picada pelo mosquito infectado. A pessoa pode apresentar febre alta (maior que 37,8 ºC) e de início súbito, mal estar, dor de cabeça, dor muscular, calafrios e icterícia (coloração amarela da pele e olhos). Podem surgir também náuseas, vômitos e diarreia.

A vacinação é a melhor forma de se proteger da doença. A dose unica da Vacina da Febre Amarela integra o calendário de vacinação do Ministério da Saúde e é fornecida pelo (SUS), desde 2009. A grande população realizou a vacina neste período, porém que ainda não tem comprovação, deve procurar os postos de saúde para receber as orientações.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais