Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretários de Saúde da região negam que tenham recebido proposta sobre novo contrato com o HNSO

por Aldoir Santos

Coordenador regional dos secretários desmente informação dada pelo secretário de Vacaria

Assunto chegou a ser tratado em encontro da Amucser
Foto: Arquivo

Nesta quinta-feira o secretário de Saúde de Vacaria Douglas Borges após ter participado de uma reunião do Conselho Municipal de Saúde disse que o prefeito de Vacaria desde sexta passada teria autorizado o município a firmar novo contrato com o hospital Nossa Senhora de Oliveira para a prestação de alguns serviços como urgência e emergência e outros. Na ocasião, Douglas Borges ainda informou que pelo menos três municípios não teriam se manifestado sobre a adesão desse novo contrato: Esmeralda, Monte Alegre e Bom Jesus.

O secretário de Saúde de Esmeralda e coordenador regional dos secretários Edson Gasperin além de desmentir a informação revela outras questões relacionadas as tratativas sobre esse assunto. Segundo ele, em janeiro foi convocada uma reunião extraordinária com os secretários para se começar a discutir o referido contrato. Alega que depois disso a secretaria de saúde de Vacaria começou a fazer reuniões isoladas com o hospital para renegociar os valores. Edson Gasperin destaca que após muitas cobranças foram chamados os prefeitos para se manifestarem sobre essas tratativas. O prefeito de Vacaria não participou da última reunião e o secretário de Vacaria chegou atrasado e disse que não tinha poder de decisão.

Gasperin esclarece que nessa reunião ficou definido que os técnicos das prefeituras iriam fazer uma análise das contas do hospital para ter assim um diagnóstico de como estão sendo investidos os recursos. Além disso haverá uma revisão das metas de qualidade. O secretário de Saúde de Esmeralda Edson Gasperin revela que nenhum município recebeu de forma oficial qualquer proposta com os novos valores do contrato nem da prefeitura de Vacaria e nem do hospital. Acrescenta que todos os oito municípios estão dispostos a seguirem repassando os recursos necessários ao funcionamento dos serviços do hospital Nossa Senhora da Oliveira.

Gasperin relata ainda que Vacaria como gestora regional da média complexidade não está atendendo as demandas dos municípios da região. Houve uma proposta através do Condesus para a compra de exames e consultas que teve adesão dos municípios da região com exceção de Vacaria.

Ouça em áudio a entrevista completa com o secretário Edson Gasperin


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais