Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

HNSO busca implantação de um Centro de Captação de Órgãos

Baixar Áudio por João Pedro Minella

​A instituição está, atualmente, em etapa de formalização e adequação burocrática para a realização das solicitações necessárias

Foto: Tua Rádio Fátima

Representantes do Hospital Nossa Senhora da Oliveira estiveram em Porto Alegre no último mês para o lançamento oficial da campanha O Amor Vive do Governo do Estado que busca sensibilizar a comunidade sobre a doação de órgãos. No Rio Grande do Sul, cerca de 3 mil pessoas aguardam por um transplante. Sobre este contexto, o HNSO demonstrou interesse em se tornar um Centro de Captação de Órgãos, visando que o município tenha a possibilidade de coletar e destinar doações.

Em entrevista à Tua Rádio Fátima, a coordenadora de enfermagem, Irmã Andreia Dalaqua Goulart, explica que a instituição está organizando a equipe multidisciplinar interna que deve atuar no projeto, sendo que a etapa atual ainda é de formalização do desejo do Hospital de se tornar um Centro de Captação de Órgãos. Vale ressaltar, ainda, que o HNSO está realizando visitas técnicas em outras cidades que já possuem um centro do tipo com o objetivo de estudar e conhecer as adequações necessárias para a implementação.

Ainda durante a entrevista, a chefe do setor de enfermagem Patrícia Risson, comenta que está sendo montado o Comitê Intra Hospitalar de Transplante de Órgãos e Tecidos, visando a implementação do projeto. O HNSO contará, também, com  amparo da Central Estadual de Transplantes de Porto Alegre. Na oportunidade, Patrícia explica que a doação de órgãos pode ser realizada em diversas idades, sendo o principal critério a saúde do doador. Porém, há uma legislação que estabelece limites de idade para doação de certos órgãos, como o rim que pode ser doado até os 75 anos, o fígado até os 70, coração e pulmão até os 55 e pâncreas até os 50.

A equipe multidisciplinar interna do Hospital deve ser composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais devidamente capacitados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais