Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Irmãs de São José relatam fatos dos 80 anos do HNSO

por Aldoir Santos

Hospital inciou as atividades em maio de 1935

Na década de 30, por iniciativa do então Vigário Frei Pacífico Bellevaux e Dr Tauphick Saadi, sob a responsabilidade das Irmãs da Congregação de São José, o Hospital Nossa Senhora da Oliveira iniciou suas atividades no dia 04 de maio de 1935. Na época, a necessidade que se apresentava, era de um local que proporcionasse condições de atendimento adequado aos pacientes da região.

Essa iniciativa favorecia aos doentes que até essa época eram atendidos em suas residências ou em uma fármacia. Caso necessitassem de cirurgia ou acompanhamento médico, permaneciam em um pequeno hotel, sendo atendidos até se restabelecerem e terem condições de retornar para suas residências.

A instituição recebeu o nome de "Hospital Nossa Senhora de Oliveira " em honra a padroeira da Diocese de Vacaria. Na época, possuia dezessete peças distribuídas em doze quartos privativos, uma sala de cirurgias, uma sala de curativos e uma cozinha. Assim surgiu o Hospital, apesar de pequeno e simples, mas suficiente para as necessidades da época.

O Hospital Nossa Senhora da Oliveira cresceu e realizou uma caminhada histórica, marcada pela persistência e dedicação das Irmãs da Congregação, colaboradores, médicos e comunidade em geral. A irmã Lourdes Erthal tem 82 anos e trabalhou no hospital de 1965 a 1994. Ela relata as dificuldades que eram enfrentadas devido a falta de estrutura. Cita o caso de uma gestante que passou por sérios problemas no momento do parto. Houve a necessidade de se buscar sangue em Bom Jesus. Um dos médicos da época com o carro próprio foi até o município vizinho em busca de doadores. A mãe e o filho foram salvos. Este, segundo a irmã, foi apenas um dos vários casos de dedicação que salvaram vidas. A irmã Lourdes foi a segunda enfermeira a trabalhar no hospital.

A irmã Noemia, 84 anos, prestou serviços no HNSO por mais de 30 anos no setor de enfermagem. Ela também testemunhou várias situações no dia-a-dia do hospital. Ressalta que o empenho das pessoas daquela época garantiu que a instituição pudesse chegar aos 80 anos.

 

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais