Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Órgãos de Saúde esperam aumento nos casos de Covid-19 em decorrência das festas de final de ano

Baixar Áudio por João Pedro Minella

Apesar do possível aumento no número de diagnósticos, os índices de vacinação devem auxiliar no que diz respeito à gravidade do quadro geral.

Foto: Divulgação

Os órgãos de Saúde esperam um possível aumento nos casos de Covid-19 em decorrência das festas de final de ano. Em advento das aglomerações promovidas durante os feriados de Natal e Ano Novo, é possível prever uma elevação no número de diagnósticos positivos da doença. Segundo o secretário de saúde de Vacaria, Silvandro Porto, o acréscimo de casos não é motivo para pânico, ao passo que a vacinação no município já ocorreu na maior parte da população. Em decorrência disso, a expectativa é de que não ocorra nenhum surto da doença com relação às festas em Vacaria.

Em relação à quantidade de pessoas em isolamento em Vacaria, Silvando explica que esta se deve ao fato de que há chance dos casos serem de gripe, tendo em vista a semelhança nos sintomas de ambas as doenças. No que diz respeito à nova variante Ômicron do Coronavírus, o secretário afirma que ainda não é notado um aumento significativo nos casos. Segundo ele, não é possível obter dados precisos no momento devido ao fato de que os sistemas do ministério ainda estão comprometidos, mas é possível afirmar que os índices de vacinação têm contribuído no controle da doença.

Das três pessoas internadas hoje no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, nenhuma foi confirmada com Covid-19 até o momento, sendo que já foi feita a coleta de material para exame PCR e, após o resultado do Lacen, as estatísticas devem ser atualizadas. Sobre a H3N2, Silvandro explica que apenas um caso foi registrado até o momento. Porém, em decorrência da semelhança dos sintomas, é provável que existam outros casos não diagnosticados na cidade. Ele ressalta que a presença da doença não é motivo para pânico, mas pede à população que redobre os cuidados de prevenção no que diz respeito à higiene e à promoção de aglomerações.

Sobre a vacinação contra a Covid-19, esta pode ser feita por pessoas com idade a partir dos 12 anos. A segunda dose das vacinas Pfizer e Astrazeneca/Fiocruz pode ser aplicada naquelas que receberam a primeira dose até o dia 08/11. A segunda dose da CoronaVac pode ser aplicada em quem fez a primeira até o dia 06/12. Já a dose de reforço é destinada àqueles que completaram o esquema vacinal até setembro do último ano.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais