Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

SAE oferece testes rápidos de HIV na praça Daltro Filho

por Leticia Giroto da Cunha

Atividades fazem parte das campanhas de prevenção a AIDS

As profissionais do SAE participaram do programa Temática desta terça-feira 03/12
Foto: RD FÁTIMA

No mundo, há cerca de 36,7 milhões de pessoas vivendo com o HIV, o vírus da AIDS, segundo dado da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são aproximadamente 718 mil casos. Por isso 01 de dezembro é o Dia Internacional da Luta contra a AIDS. A data, criada pela OMS em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo não apenas de informar sobre as maneiras de prevenção, mas também de conscientizar a população contra o preconceito e os estigmas que portadores do HIV sofrem na sociedade.

O número de casos de AIDS vem caindo nos últimos anos. No Brasil, a proporção de novos casos em relação ao total da população caiu 5,5% em um ano, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico de HIV e AIDS de 2015 no país. O número de mortes provocadas pela doença também vem diminuindo: a queda foi de 26% nos últimos cinco anos, graças ao fato de 17 milhões de pessoas em todo mundo estarem recebendo tratamento antirretroviral, segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para a Luta contra a AIDS (UNAIDS).

Ainda assim, os números da doença continuam alarmantes. Em Vacaria são mais de 300 pessoas que são atendidas e acompanhadas pelos profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) ligado a secretaria Municipal de Saúde. Da região são 70 pacientes atendidos em Vacaria. Mas há um grande número que faz o tratamento em outras cidades como Caxias do Sul ou Lages. De janeiro até agora foram realizados 33 novos diagnósticos. A psicóloga Eliane Schenkel destaca que é importante o combate ao preconceito existente ainda em relação as pessoas que são portadoras do vírus.

A enfermeira Fernanda Scopel acrescenta que as estatísticas de Vacaria estão dentro das médias quando comparadas com o Estado e o País. Ela pontua, no entanto, que nos últimos anos esses índices vem melhorando especialmente no Estado devido as ações que vem sendo realizadas.

A população que mais cresce nos diagnósticos é a masculina entre 15 e 30 anos e depois dos 60 anos explica Fernanda.

A AIDS não tem cura, mas com o avanço da medicina e tecnologias, pode ser tratada com medicamentos, aumentando assim consideravelmente o tempo e a qualidade de vida do paciente. O Brasil hoje tem uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral (TARV) entre os países de baixa e média renda, com mais da metade (64%) das pessoas vivendo com HIV recebendo TARV, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Em Vacaria a partir desta terça-feira,03/12, o SAE estará disponibilizando para a população testes rápidos de HIV na praça Daltro Filho. De acordo com Fernanda Scopel os testes serão feitos entre 13 e 17h até a próxima sexta-feira.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais