Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Comitê estuda estratégias para melhorar o atendimento na área da saúde em Vacaria

Baixar Áudio por Aldoir Santos

Grupo tenta reduzir o número de atendimentos nos locais de urgência e emergência

A UPA foi inaugurada há oito anos para atender somente os casos de urgência
Foto: Divulgação

Os 12 mil atendimentos por mês na UPA e no hospital setor de urgência e emergência e os mais de 750 pacientes que agendaram consultas e não compareceram, levaram a criação de um comitê para definir estratégias para reduzir esses números. O grupo é formado por representantes do Conselho de Saúde, da Secretaria, da UPA, hospital Nossa Senhora da Oliveira e ainda das áreas de segurança e educação. O objetivo é estabelecer ações que levem os pacientes a adotarem a medida mais adequada para seu atendimento.

De acordo com o diretor clínico da UPA médico Madier Correa um pouco mais de 1% dos que procuram a unidade são realmentos casos de urgência. Integrante do Conselho de Saúde e da direção do hospital Alessandro Varela de Lima destaca que entre as medidas que deverão ser implementadas está a divulgação nos meios de comunicação de ações que facilitem o atendimento e outras que ainda estão sendo estudadas pelo comitê.

A falta de médicos nas unidades básicas de saúde é apontado como um dos problemas que levam muitas pessoas procurarem diretamente a UPA ou o hospital. O diretor clinico da UPA médico Madier Correa destaca que isso provoca uma superlotação na unidade e compromete a qualidade no atendimento.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais