Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Vacaria e Bom Jesus são os municípios que mais registram aumento nos casos de AIDS

Baixar Áudio por João Pedro Minella

Sistema de saúde realiza acompanhamento de pessoas das mais diversas idades.

Foto: RD Fátima
Foto: Divulgação

1° de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Por muito tempo o assunto foi tabu entre as pessoas. Com o aumento de contaminados e o avanço de pesquisas e estudos o acesso a informação ganhou espaço nas comunidades, tanto através campanha preventivas, quanto na testagem da população. Nos Campos de Cima da Serra as cidades de Vacaria e Bom Jesus são as que apresentam aumentos de contaminação. De acordo coma enfermeira coordenadora do Serviço de Assistência Especializada da Secretaria de Saúde de Vacaria, Fernanda Zanotto Scopel, o numero pode ser anda maior, pois diversos pacientes optam por fazer  acompanhamento em outras cidades e em alguns casos, até em outros estados. 

Fernanda destaca que é importante perder o medo de fazer o teste e conhecer a estrutura criada para atender os pacientes. Alem da discrição, uma equipe multidisciplinar é treinada e constantemente atualizada para garantir um atendimento qualificado aos pacientes. 

Segundo dados do cadastro, atualmente em Vacaria são cerca de 400 pacientes atendidos e em Bom Jesus 50. O acompanhamento é disponibilizado para todas as idades, o paciente mais novo é recém-nascido e o mais velho tem 80 anos. Atualmente a medicina garante que possível ter qualidade de vida, mesmo com AIDS. Para isso, a medicação continua e o acompanhamento médico é imprescindível.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais