Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Celebração do Lava-Pés

por João Romanini

Quinta-feira Santa – 28/03/2024 Cristo, Sacerdote do amor-serviço!

Foto: Divulgação

CELEBRAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E DO LAVA-PÉS

QUINTA FEIRA SANTA – 28/03/2024

Cristo, Sacerdote do amor-serviço!

ACOLHIDA:

ANIMADOR: Noite santa, noite do Senhor, noite de amor, de luz e de esperança. Dia da instituição da Eucaristia, do Mandamento do Amor e do Serviço: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Servindo, amando e celebrando o amor oblativo de Jesus, faremos de nossa vida um sacerdócio permanente. Acompanhemos a procissão de entrada, cantando.

ATO PENITENCIAL:

PRESIDENTE: Hoje, Judas continua, de forma criminosa trair e vender Jesus Cristo, quando ignoramos a dor, o sofrimento de tantos excluídos, explorados e descartados; quando apoiamos, sendo cúmplices deste sistema perverso que mata impiedosamente tantos irmãos e irmãs inocentes. Quando não buscamos viver a Fraternidade e a Amizade Social, não reconhecendo Jesus Cristo presente em cada ser humano; quando não aprendemos a lição do serviço gratuito, da partilha com os mais desfavorecidos. Toda indiferença, intolerância e ódio, também é gravíssima traição. Coloquemo-nos de joelhos, e supliquemos a misericórdia de Deus, cantando.

HINO DO GLÓRIA

ANIMADOR: O mandamento do amor, a disponibilidade ao serviço e a doação gratuita na defesa e promoção da vida e da liberdade, são marcas muito fortes na vida de muitos cristãos que buscam e vivem a Fraternidade e a Amizade Social. Com alegria e gratidão, glorifiquemos a Deus, cantando.

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Ex 12,1-8.11-14

Salmo Responsorial: O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.

Segunda Leitura: 1Cor 11,23-26

Evangelho: Jo 13,1-15

REFLEXÃO

- Prestes a dar-nos a maior prova de amor, a de entregar sua vida para resgatar nossa vida e nossa liberdade, Jesus dá aos seus as últimas recomendações, as palavras mais preciosas e os gestos mais significativos de sua vida e missão. A última vontade de alguém que parte tem um peso vital. Isto acontece em torno de uma mesa, no contexto de uma refeição sagrada.  Este foi um desejo profundo de Jesus que diz: “Desejei ardentemente comer esta ceia convosco”, pois é a última antes de dar seu corpo e derramar seu sangue.

- Jesus toma o pão, símbolo de tudo o que Deus nos dá gratuitamente e de tudo o que nós precisamos para viver dignamente, eleva ao Pai um hino de ação de graças, parte o pão e o reparte entre seus discípulos dizendo: “Isto é o meu corpo que será entregue por vós”. Pão partilhado é pão abençoado. Pão acumulado é pão amaldiçoado. Vida doada por amor é vida abençoada. Vida consumida pelo egoísmo é vida desperdiçada. Depois Jesus tomou o cálice com vinho, mais uma vez elevou ao Pai um hino de ação de graças dizendo: “Este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança que será derramado por vós e por todos para o perdão dos pecados”. Sangue é vida que do coração leva a vida para todo o corpo. Nós somos membros do corpo de Cristo. Se vivemos intimamente unidos a Ele, dele receberemos a seiva da vida. Separados dele, somos como um galho separado do tronco.

- O gesto de lavar os pés dos discípulos é uma espécie de explicação do sentido profundo da Eucaristia. Pois a palavra Eucaristia significa: “Ação de Graças”. E a melhor forma de sermos agradecidos a Deus, é, como Jesus, colocar-nos humildemente a serviço uns dos outros, sobretudo, dos pobres, enfermos, marginalizados, refugiados, migrantes e desprezados, vítimas do racismo, do machismo, da xenofobia, roubados em sua dignidade de filhos e filhas de Deus. O maior no reino de Deus é aquele que sofre. E quem não está disposto a seguir o exemplo de Jesus, está fora, se auto-exclui. Pedro correu este risco. Que todos nós aprendamos a lição, pois Jesus conclui a instituição da Eucaristia com esta ordem: “Façam isto em memória de mim”, referindo-se à participação  sacramental na Eucaristia, e, no final do rito do lava-pés dá a seguinte ordem, que não é simbólica, mas real: “Fazei o mesmo que eu fiz”, referindo-se à vivência eucarística no dia-a-dia de nossa vida, seguindo fielmente as pegadas e os ensinamentos de Jesus, servindo uns aos outros, especialmente os mais necessitados, realizando as obras de Jesus. Obedecendo a estas ordens, com Cristo morreremos para o pecado e com Cristo ressuscitaremos para uma vida nova.

PRECES DA COMUNIDADE

PRESIDENTE: Senhor Deus de bondade, vós nos dais este tempo tão rico de vossa graça e de vosso amor: o Tríduo pascal. Olhai para nós, vosso povo, e socorrei-nos, pois, a vós clamamos com fé, rezando: Senhor, ajudai-nos a vos amar e servir.

1 – Pelo nosso querido Papa Francisco, para que nos contagie com sua ousadia profética que enfrenta as perversidades do mundo, e com sua alegria em servir aos mais necessitados e excluídos da mesa e da partilha dos dons e bens de Deus, rezemos...

2 – Por nossas comunidades, para atendendo a ordem de Jesus, de não só participar da mesa da Eucaristia, mas, sobretudo de viver eucaristicamente através da compaixão, solidariedade partilha, rezemos

3 – Por todos nós, para que, reconhecendo Jesus Cristo presente em cada ser humano, independente de raça, de gênero, de nacionalidade e de religião, busquemos sempre viver a Fraternidade e a Amizade Social, rezemos.

4 – Por todos os povos e nações, para que superem a cultura do ódio, da intolerância, do fanatismo político e religioso, e através do diálogo, busquem a unidade, a paz e a vida digna para todos, rezemos.

PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS

ANIMADOR: Toda vida de Jesus foi de serviço e doação gratuita pela vida do mundo. Esta doação se tornou sacramento no pão e do vinho, e se tornou expressão máxima de amor na cruz.  Participemos este momento, cantando.

COMUNHÃO

ANIMADOR: Hoje, como os discípulos, somos nós os convidados especiais de Jesus para participar do seu banquete e alimentarmo-nos do seu Corpo e Sangue. Alegres, vamos ao encontro do alimento da vida eterna, cantando.

TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO

VIGILIA EUCARÍSTICA

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais