Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

A eficácia da misericórdia para nossa vida

por José Theodoro

Tema convida para que sejamos misericordiosos para com nossos irmãos

O programa razões da Fé deste domingo vai falar sobre a “Eficácia da Misericórdia”. Foram convidados o Frei Luiz Turra – pároco da paróquia Santo Antonio em Porto Alegre, colunista no Correio Riograndense e Conselheiro Provincial dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Escritor e compositor e Vanildo Zugno, Mestrado em Teologia - Université Catholique de Lyon. Atualmente é professor da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana e do Centro Universitário La Salle e doutorando na Escola Superior de Teologia.

O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

Texto para reflexão

Vivemos num mundo que é marcado por feridas abertas que tendem a afetar a todos. Ninguém está imune numa sociedade repleta de predadores sociais. Vivemos num ambiente tão competitivo que nos leva a perceber o outro como um competidor que deve ser vencido; deixamos de olhar aqueles (as) que estão ao nosso redor como se fossem irmãos, e presumimos que sejam nossos adversários. E diante de adversários, a única arma possível seria partir para o ataque. A misericórdia exige a aproximação; somos sempre misericordiosos em relação a alguém; no isolamento enclausuramos a misericórdia e purificamos, lapidamos a própria vida. Todas as vezes que não caminhamos misericordiosamente em direção às pessoas estamos, na verdade, sonegando a elas porção generosa da misericórdia de Deus.

Questões abordadas no programa

1) Jesus nos evangelhos pede misericórdia aos seus discípulos, pede uma ação com a expressão “tudo que fizerdes a um dos pequenos é a mim que o fazeis. Para Jesus é mais importante é ação do que atividade a deus?

2) No evangelho de Lucas   o escutar e o agir  são irma siameses,  porque há uma dificuldade  nos dias de hoje  em escutar e agir?

3) Qual a dimensão social da Misericórdia?

4) Como viver num ambiente em que nos movemos pelo medo de ser surpreendidos por um ataque?

5) Como gerar misericórdia numa sociedade que respira violência?

6) Como criar uma cultura de misericórdia?

7) A misericórdia ela é somente privada ou pode ser pública?

8) Que atitudes para um cristão para gerar um mundo mais misericordioso

9) Como superar esta! Raiva que vemos hoje nas redes Sociais nas construções da mídia de tudo é exposto hoje. Por exemplo atitudes humanas?

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais