Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Sessão solene homenageia os 120 anos de presença dos Freis Capuchinhos

por Aldoir Santos

Sessão foi proposta pela mesa diretora da Câmara de Vacaria

Foto: Divulgação

Os Freis Capuchinhos celebram os 120 anos da chegada ao Rio Grande do Sul durante 2016. O lema das comemorações é 120 anos: Gratidão, Paixão e Esperança. Os Capuchinhos, oriundos de Savoia, na França ao chegar ao Estado receberam a incumbência de pregar as santas missões entre os imigrantes italianos. Eles, porém, foram além partiram para as periferias religiosas daquele a tempo a fim de evangelizar os luso-brasileiros nos Campos de Cima da Serra. A convite do padre Mário Deluy pregaram as missões em Vacaria em preparação à passagem do ano 1900. Os dois fundadores da Província, frei Bruno e frei Leão foram também os dois primeiros missionários capuchinhos de Vacaria.

Em Janeiro de 1903 frei Aldo foi nomeado pároco da freguesia Nossa Senhora de Oliveira de Vacaria. Foi a primeira paróquia assumida pelos Capuchinhos no Rio Grande do Sul. O grande empreendimento da paróquia de Vacaria no início do século XX era a construção da nova igreja matriz. No dia 14 de janeiro de 1900 foi lançada a pedra fundamental do novo templo. Apesar de todos os esforços não foi possível iniciar as obras. Depois de algum tempo os freis Pacífico e Efrem conseguiram viabilizar a construção da obra, em estilo gótico, que é a catedral de Vacaria.

Em 10 de fevereiro de 1957 a prelazia de Nossa Senhora de Oliveira foi elevada a categoria de Diocese. Com a chegada do bispo diocesano dom Augusto Petró os capuchinhos prevendo a necessária saída da catedral solicitaram um novo espaço para seu trabalho. O bispo por decreto de 25 de janeiro de 1959 concedeu de forma permanente uma nova paróquia dedicada a Nossa Senhora de Fátima. As missões populares fazem parte o carisma original da Ordem Capuchinha. Em 1900, os freis fizeram a primeira tentativa de pregação das missões na área de Vacaria. De 1952 a 1976 houve duas equipes de missionários: uma de atendia mais os estados do Sul e outra a região Central do País. Desde 1963 a equipe missionária reside em Vacaria.

A Rádio Fátima nasceu ligada as missões em 1967. Os freis desejavam fazer da rádio um prolongamento da mensagem. Na década de 90 chegou o canal de fm onde opera a Mais Nova. Em 2017 a rádio Fátima comemora 50 anos. Nesta terça-feira,27/09, às 19h, será realizada uma sessão solene no plenário da Câmara de Vereadores para homenagear os 120 anos de presença dos Freis Capuchinhos no Rio Grande do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais