Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Dom Orlando celebra missa de ação de graças pelos 50 anos de episcopado

Baixar Áudio por Aldoir Santos

Dom Orlando Dotti foi nomeado Bispo em 12 de março de 1969

Dom Orlando foi ordenado Bispo com 38 anos
Foto: RD Fátima

Nesta sexta-feira, 22/03, às 18h será celebrada na Catedral Nossa Senhora de Oliveira uma missa em ação de graças pelas 50 anos de ministério episcopal do bispo emérito dom Orlando Dotti. A nomeação ocorreu dia 12 de março de 1969 pelo Papa Paulo VI. Nesta época frei Orlando Dotti era diretor e superior do Seminário de Filosofia em Ijui. Com 38 anos de idade e 13 de sacerdócio foi um dos mais jovens padres a ser nomeado Bispo. Naquele mesmo ano assumiu a recém criada Diocese de Caçador em Santa Catarina. Depois foi para a Diocese de Barra na Bahia. Lá ajudou a criar mais duas dioceses. Neste período dom Orlando também a fazer parte da Comissão Pastoral da Terra a qual presidiu por quatro anos. De fevereiro de 1986 a novembro de 2003 comandou a Diocese de Vacaria. Mas também foi administrador apostólico da Diocese quando da enfermidade do bispo dom Pedro Sbalchiero Neto.

Na sua trajetória de Bispo atuou forte na questão de educação. Foi o responsável pela criação de universidades em Santa Catarina inclusive foi membro do Conselho Estadual de Educação. Dom Orlando é natural da Linha Tavares em Antonio Prado. Ele disse durante entrevista no Temática que um dos períodos de maior desafio no exercício do ministério episcopal foi na Bahia atuando para regularizar as terras dos posseiros.

Dom Orlando ressalta que a celebração dessa sexta-feira em Vacaria é de ação de graças pela trajetória de 50 anos de episcopado. Este é um fato raro pois apenas oito Bispos alcançaram esse período no Brasil. Para dom Orlando a Igreja tem que estar sempre em transformação.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais