Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Diocese de Vacaria completa 65 anos de criação e Bispo avalia momento atual da Igreja Católica

por Neto Ferreira
Foto: Tua Rádio

A Diocese Nossa Senhora da Oliveira celebra 65 anos de criação nesta terça-feira, 18/01. A então Prelazia de Vacaria foi elevada a Diocese em 18 de janeiro de 1957, pela Bula Qui Vicaria do Papa Pio XII.

Para fazer um levantamento histórico e atual a respeito do assunto, o Bispo diocesano Dom Silvio Guterres Dutra foi participou do programa Temática desta manhã. Na oportunidade ele fez um relato sobre todos os períodos e bispos antecessores que passaram pela Diocese. Após isso, também levantou questões atuais importantes, como o envolvimento da Igreja Católica em temas polêmicos como a corrupção, por exemplo.

Conforme Dom Silvio, a corrupção religiosa é a mais grave de todas. Pois, a partir do momento em que o leigo se sentir traído pelo líder religioso dele, dificilmente irá retornar para a Igreja e ter fé novamente. Afinal, as pessoas esperam ser guiadas pelo caminho do bem e da luz. Quando esse laço de confiança é rompido, raramente é restituído.

A Diocese também segue com os próximos passos do Sínodo. Num primeiro momento será feita uma auto avaliação, onde será respondido um questionário para os católicos pensarem a própria igreja. Este será um exercício de participação dos católicos em geral, para que se ouça as sugestões e críticas dos fiéis.

Em paralelo à isso, também irá ocorrer uma pesquisa externa, coordenada pelo Instituto Federal (IFRS), onde diversas pessoas da comunidade serão abordadas nas ruas para falar o que pensam sobre a Igreja Católica.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais