Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Capuchinhos preparam início do noviciado em Vacaria

por Yasmim Zanella Accioly

Ao finalizar o noviciado, os freis fazem os votos de Consagração Religiosa e partem para o tempo da profissão temporária

No dia 08/12,  Solenidade da Imaculada Conceição, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Vacaria/RS  aconteceu a instalação e o início do Ano Canônico do Noviciado dos Franciscanos Capuchinhos do RS. Coube ao frei Volmir Luis Warken, Conselheiro Provincial e Guardião da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima realizar a apresentação dos freis presentes.

A Missa de abertura foi presidida por frei Evaldo Valdir de Freitas, Vigário Provincial e Mestre do Noviciado e contou com a presença de frei Bruno Agostineto Animador Vocacional e que será o Vice-Mestre do noviciado; Dom frei Orlando Dotti, bispo emérito de Vacaria; Conselheiros Provinciais; os formandos capuchinhos; religiosos e religiosas e a comunidade de Vacaria.

Neste ano, seis jovens, dispostos a realizar uma experiência de vida mais intensa de fraternidade, oração e missão, seguindo a Palavra de Deus que inspirou São Francisco e servindo aos irmãos na minoridade, ingressaram no Noviciado. São eles:

Província do RS: frei Arnaldo Zarzuela, frei Mathias Michelotti Loureiro e frei Miguel Accadroli

Delegação Provincial do Haiti: frei Chistopher Clerveau Bill Waren, frei Damas Polinis e frei Jefte César.


O noviciado

O ponto alto da formação inicial é o período chamado de noviciado que tem a duração de um ano. Este é o tempo em que se proporciona aos vocacionados uma iniciação mais intensa com possibilidade de uma experiência mais profunda da vida evangélica franciscano-capuchinha em suas exigências fundamentais de seguimento de Jesus Cristo pobre, humilde e crucificado numa vida de fraternidade vivida na minoridade, como irmãos, a serviço uns dos outros e dos mais necessitados. Este período já exige do vocacionado uma opção livre e madura pela vida religiosa consagrada. É um período de formação mais intensa e tem o objetivo de fazer que os noviços conheçam e experimentem a forma de vida de São Francisco, impregnem mais profundamente a mente e o coração de seu espírito e, avaliando melhor o chamado do Senhor, comprovem seus propósitos e sua idoneidade. Ou seja, é um tempo intenso de conhecimento da vida franciscana, de vivência em fraternidade, de estudo, oração e trabalho.

 
Decreto de instalação do noviciado e ingresso dos noviços

Após foi realizado o Decreto de instalação do noviciado e também o ingresso dos noviços. Frei Claudelino Brustolin, conselheiro provincial, realizou a leitura do Decreto do Ministro Provincial  frei Roberto Genuin, que oficializa a instituição do Noviciado na cidade de Vacaria. Logo após foram chamados os seis noviços onde se apresentaram e expressaram o desejo e a vontade de conhecer a vida e a forma de viver dos frades.

 
Ao finalizar o noviciado, os freis fazem os votos de Consagração Religiosa, e partem para a última etapa da formação inicial, o tempo da profissão temporária.#tuaradiofatima



Informações: Assessoria de Mídias do RS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais