Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Tua Saúde
19:00:00
 
 

120 anos de presença franciscana em solo gaúcho

por José Theodoro

Nesta segunda-feira, 18, os frades capuchinhos lembram a chegada ao Rio Grande do Sul , em 1896

Foto: Divulgação

O programa Razões da Fé deste domingo fala sobre a presença dos freis capuchinhos no RS. Foram convidados os freis Vanildo Zugno, Celso Bordingnon, Álvaro Morés e Cleonir Dalbosco, Provincial dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul.

O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de Rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

Texto para reflexão

Em 18 de janeiro de 1896 chegavam em Garibaldi os primeiros frades Capuchinhos, frei Bruno de Gillonnay e frei Leon de Montsapey, vindos da Saboia, França. Após as perseguições da Revolução Francesa, a missão original era atender os imigrantes italianos, mas o espírito missionário e o campo de ação apostólica expandiram-se geograficamente. Em 18 de junho de 1898, foi aberto o primeiro seminário, para acolher as vocações nativas nas terras gaúchas.

As missões populares, a ação paroquial, o espírito missionário, a pregação popular, a alegria franciscana, a simplicidade de vida, as devoções religiosas e a disponibilidade contínua para atender as necessidades desencadearam um movimento multiplicador de vocações. Em 24 de julho de 1942, é oficialmente criada a Província do estado do Rio Grande do Sul, que abrangia também parte de Santa Catarina.

A Província Sagrado Coração de Jesus tornou-se numericamente sólida e geograficamente abrangente. Esteve presente em diversos locais, como São Paulo, Portugal, África, Nicarágua e França. Fundou a Província Nossa Senhora de Fátima no Brasil Central e mantém hoje a Custódia São Francisco de Assis, no Brasil Oeste, que compreende Mato Grosso e Rondônia e a República do Haiti, recentemente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais