Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Reforma protestante completa 500 anos no mundo desde as 95 teses de Lutero

por José Theodoro

Data foi celebrado no dia 31 de outubro. Programa Razões da Fé avalia os impactos no cristianismo

Pastor Mártin Dreher
Foto: Divulgação

O programa Razões da Fé deste domingo, fala sobre os 500 anos do luteranismo no mundo e os impactos com o luteranismo. Foram convidados para essa reflexão, os pastores e professores Mártin Dreher e Silvio Meike e o frei capuchinho Vanildo Zugno, doutor em teologia e professor da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Estef).

O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

Texto para reflexão

As 95 teses pregadas por Martim Lutero na igreja de Wittenberg (Alemanha) em 31 de outubro de 1517 desencadearam a Reforma Protestante. Lutero publicou as teses principalmente como crítica à venda de indulgências por clérigos da Igreja Católica, seus excessos e suas limitações ao pensamento livre. Em 2017, a publicação das 95 teses completou exatamente 500 anos. A Igreja Luterana, hoje com cerca de 90 milhões de fiéis em todo o mundo, está organizando celebrações que têm como objetivo relembrar o papel de Lutero e a mudança que as suas teses provocaram na história mundial.

Até 2017 serão publicados, no mínimo, dois volumes das Obras, além de uma biografia de Martinho Lutero, uma biografia de Filipe Melanchthon e outra obra sobre Lutero, “Um teólogo para tempos modernos”.

O Luteranismo insere-se na Reforma Protestante, com a precursão do seu líder Martinho Lutero, no ano 1517, na Alemanha. O monge, então católico, contestou alguns pontos da doutrina católica, manifesto conhecido como 95 teses. Com isso, Lutero pretendia reformar e, não, dividir a igreja católica, mas a sua iniciativa não foi aceite e como consequência da publicação das 95 teses que Martinho Lutero escreveu e afixou na porta da igreja de Wittemberg, na Alemanha, o mesmo foi excomungado anos depois pelo Papa Leão X.

Dentre as crenças luteranas, a principal é a salvação pela fé. Os luteranos acreditam que a salvação é alcançada mediante as atitudes das pessoas, somado à paixão e morte de Cristo em expiação dos pecados dos homens. A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais