Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Escolhidas as três prioridades do Sínodo Diocesano

por Yasmim Zanella Accioly

Confira a matéria completa:

Pe. Edimar Scopel/Pascom Diocese Vacaria
Foto: Divulgação

Coroamento de todo processo sinodal iniciado em 2020, aconteceu, no último sábado, 01/07, a eleição das prioridades pastorais diocesanas durante a segunda sessão da Assembleia Diocesana do Sínodo Diocesano. 

Realizado o processo de escuta, partilhas e atividades em pequenos grupos, os mais de cem delegados sinodais elegeram como prioridades pastorais para os próximos anos: formação; missão, expressa nos pequenos grupos; e juventude. De acordo com o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Rene Zanandréa, a Assembleia Sinodal indicou que a formação deve ser ampla, continuada e precisa englobar todo Povo de Deus. Já a missão é expressa pela vivência em pequenas comunidades, buscando evidenciar mais essa pertença aos pequenos grupos. Quanto à juventude, o passo é abraçar, acolher e caminhar junto com os jovens da Diocese.

Para Dom Silvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria, “esse é um momento de muita alegria, porque assim foi concluída a etapa sinodal”. Ainda segundo ele, o próximo passo será a criação de três equipes que pensarão, para cada prioridade, um projeto diocesano. Esses projetos serão apresentados na Assembleia Diocesana de Pastoral, em setembro deste ano, para serem assumidos para os próximos quatro anos.

Embora a tarefa daqui para frente seja exigente, o Bispo afirma terminar “esse processo contente, esperançoso. Sinto um novo ardor no meu ministério episcopal”. E agradece, “primeiro a Deus, que conduziu esse processo; também toda equipe do Conselho Diocesano de Pastoral e do Conselho de Presbíteros; todos os presbíteros, religiosos e religiosas, leigos e leigas, enfim, aquelas pessoas que participaram do Sínodo nas várias etapas desse processo”.

Conheça mais sobre o processo sinodal realizado na Diocese de Vacaria no site do Sínodo. 

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Foto: Pe. Edimar Scopel/Pascom Diocese Vacaria

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais