Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Dízimo, uma pastoral essencialmente missionária

por José Theodoro

No mês de Julho somos convidados a responsabilidade e participação na comunidade Cristã

No programa Razões da Fé deste domingo, o assunto é o dízimo, julho é considerado o mês do dízimo. Foram convidados para fazer a reflexão, o Bispo da diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, frei Mauri Francescatto – vigário paroquial da paróquia Imaculada Conceição, em Caxias do Sul e a leiga e integrante da Liturgia da Paróquia Santa Catarina em Caxias, Margaret Bedin Menegat.

O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

Texto para Reflexão

No mês de julho somos convidados a meditar sobre a responsabilidade e participação na comunidade Cristã através do Dízimo. Acreditar na ação de Deus em nossas vidas, é reconhecer que somos filhos dele e que, se vivemos é pela graça e pelo amor que ele tem por cada um de nós. Reconhecer a grandeza desse amor do Pai, é saber conviver com o próximo, fazendo o bem, vivendo a fraternidade diariamente, comungando o mesmo objetivo da realização do seu Reino.

É o amor de Deus que nos impulsiona a partilhar nossos bens, integrando todo ser humano à mais profunda grandeza e experiência de ação de graças, o Dízimo. Viver o Dízimo, através da contribuição mensal é saber agradecer a Deus e reconhecer o seu amor por cada um de seus filhos. Nós, cristão, não pagamos o Dízimo porque não temos nada a comprar de Deus: Ele já nos dá tudo gratuitamente. Mas porque amamos, queremos partilhar colocando em comum o que de direito, pertence a todos, porque pertence a Deus. Impulsionados pelo amor do Pai vamos “arregaçar as nossas mangas” assumamos a nossa comunidade com responsabilidade, sejamos fiéis a nossa fé. E, como batizados façamos a nossa parte, pois só assim a comunidade atingirá aquela que é a sua meta prioritária: a evangelização de todos.

O Documento de Aparecida ressalta a necessidade de uma Igreja em estado de permanente missão. O documento convida-nos a passar da pastoral de conservação a uma pastoral missionária. A pastoral do dízimo deve ser edificada dentro deste espírito missionário.

Um dos grandes desafios, segundo o documento 100 da CNBB, refere-se à inserção eclesial: “muitos católicos têm fraca identidade cristã e pouca pertença eclesial”. A equipe da pastoral do dízimo tem a função de conscientizar cada participante da comunidade sobre sua responsabilidade em contribuir em todos os sentidos para com essa mesma comunidade e toda a Igreja. A missionaridade da pastoral do dízimo é evidenciar que o dízimo não é uma questão de Dinheiro. Ao contrário, é uma questão de fé e de compromisso comunitário.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais