Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Silvana Covatti assume Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

por João Pedro Minella
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (30), a deputada estadual Silvana Covatti assumiu o posto como titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), tornando-se a primeira mulher a comandar a pasta. Ela substitui Covatti Filho, que reassumirá seu mandato de deputado federal em Brasília. O ato de posse de Silvana Covatti e do novo secretário de Turismo, Ronaldo Santini, foi transmitido por videoconferência devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus.

“São secretarias de duas áreas estratégicas do nosso governo e que passam por momentos muito difíceis. A pandemia e também a estiagem impuseram muitas dificuldades aos produtores rurais e, indiretamente, à toda a economia gaúcha, que é baseada no agronegócio. Quanto ao turismo, o setor que mais sofre certamente neste momento, já que é a natureza da atividade atrair e aglomerar pessoas, o que não é recomendável, também merece uma atenção especial do nosso governo. Por isso, é um ato de coragem da Silvana e do Santini em assumirem essas duas pastas, mas tenho certeza de que estão nas mãos de duas pessoas competentes e empenhadas, com qualidade e disposição para mudar a vida da nossa população, somando à nossa já qualificada equipe de governo”, destacou Leite.

Em sua posse, a secretária destacou o momento atual da agricultura gaúcha, com a certificação de Estado livre de aftosa sem vacinação e a colheita de uma safra histórica após períodos de estiagem vividos em 2020. “Agradeço ao governador Eduardo Leite pela confiança depositada em mim. É um orgulho suceder o trabalho competente e dedicado que o Covatti Filho tem feito”, comenta Silvana.

O papel da mulher no campo também está nas bandeiras da nova secretária, uma vez que, no Brasil, dos 5 milhões de empreendimentos rurais, um milhão é comandado por mulheres. Atualmente as mulheres administram cerca de 30 milhões de hectares de atividade rural.

Silvana Covatti também destaca a prioridade na irrigação e no incentivo ao aumento da área irrigada no Estado, que hoje é de menos de 3% da área de sequeiros (soja, milho, trigo e feijão) e fruticultura. E esclarece: “Vamos dar continuidade ao Programa Pró-Milho para alcançarmos a alta suficiência do grão, fundamental para suinocultura, avicultura e pecuária leiteira”.

A nova secretária também ressaltou a importância da Agricultura Familiar, assegurando que terá atenção especial em sua gestão. “É responsável por 70% dos alimentos que chegam na mesa das famílias gaúchas. Na Secretaria, vamos incentivar a produção na pequena propriedade e buscar melhores condições para as mais de 3.700 agroindústrias do Estado”, pontuou.

Também estiveram presentes no ato de posse no gabinete do governador no Palácio Piratini o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, e o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes. O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, outros secretários e líderes políticos participaram por vídeo.

 

Perfil da secretária

Nascida em Frederico Westphalen, Silvana Covatti chegou pela primeira vez à Assembleia Legislativa gaúcha em 2006. Na sua segunda votação, Silvana foi a deputada mais votada, em 2010. Quatro anos depois foi novamente eleita com expressivo número de votos.

Em 2016, foi a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia em mais de 180 anos de história. Por conta do cargo, assumiu, por cinco dias, o governo do RS na ausência do então governador José Ivo Sartori e do vice José Paulo Cairoli. Nas eleições de 2018, foi novamente eleita deputada estadual.

Silvana também se elegeu presidente do Movimento Mulher Progressista Gaúcha e da Procuradoria da Mulher, na Assembleia. Teve os direitos das mulheres sua principal luta em todos seus mandatos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais