Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Construção da UBS do bairro Vitória é a prioridade do Orçamento Participativo 2015

por Anelise Donazzolo

Assembleia final aconteceu neste sábado

Delegados escolheram as três prioridades
Foto: RD Fátima

Neste sábado, 23/05, aconteceu a Assembleia Final do Orçamento Participativo (OP) 2015 de Vacaria. Participaram do encontro nas sede do CTG Porteira do Rio Grande o prefeito, a vice-prefeita, o deputada federal Henrique Fontana, todos os secretários municipais, além dos delegados e integrantes do Conselho do Orçamento Participativo.

Na oportunidade foram apresentadas as 11 prioridades votadas nas assembleias do Orçamento Participativo. Após a defesa de cada prioridade, os delegados votaram em três, que devem ser as primeiras a serem executadas pela administração municipal. A demanda que ficou em primeiro lugar foi a construção da posto de saúde no bairro vitória (451 pontos), em segundo lugar a pavimentação da rua Professora Eli Cabral, bairro jardim Toscano (206 pontos) e a reforma e pintura da escola Nabor Moura de Azevedo, no bairro Imperial, ficou em terceiro lugar (202 pontos).

Foram realizadas 16 assembleias, sendo 11 na cidade, com 1.519 votantes, e cinco no interior, onde participaram 241 pessoas. O prefeito Elói Poltronieri avalia como positiva a participação popular. Segundo ele, o aumento significativo nas assembleias se deve a credibilidade no processo.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Vitória, Samara Lima Campos, expressa a alegria pela prioridade do bairro ter ficado em primeiro lugar. Ela também ressalta a importância de uma Unidade Básica de Saúde para os moradores daquela região.

Antônio Marcos Fonseca dos Santos (Toni), presidente da Associação dos Bairros Jardim Toscano, Cristal e Vêneto, destaca que graças a mobilização da comunidade, a prioridade da região ficou em segundo lugar.

Para a professora Ana Velho, delegada do bairro Imperial, através do orçamento participativo as obras na escola Nabor Moura de Azevedo devem ter o início antecipado.

O secretário Geral de Governo, Orimar Pizzamiglio, ressalta que penas com recursos próprios, a administração municipal aplicará cerca de R$ 1.500 milhão nas obras do OP.

A presidente da União das Associações de Bairros (Uamva), Iolanda Silveira, ressalta a importância de que agora a população fiscalize as obras.

Confira o resultado final:

Construção do posto de saúde no bairro Vitória (451 pontos)

Pavimentação da rua professora Eli Cabral, bairro Jardim Toscano (206 pontos)

Reforma e pintura da escola Nabor Moura de Azevedo, bairro Imperial (202)

Pavimentação nos bairros Chico Mendes e Industrial (186)

Ampliação e reforma da escola Coronel Avelino Paim (108)

Recuperação da nascente do rio Carazinho (81 pontos)

Drenagem do bairro Jardim América (75 pontos)

Academia ao ar livre no bairro Mauá (66 pontos)

Reforma no telhado da escola Pedro Alvares Cabral (47 pontos)

Cobertura da quadra da escola Dom Henrique Gelain (40 pontos)

Urbanização e paisagismo da praça do bairro Jardim dos Pampas (36 pontos)

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais