Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Rota Caminhos da Neve busca fortalecer e estimular o turismo

por Rafael Vargas

“Precisamos acreditar no potencial do nosso estado e valorizar o turismo", afirmou o Governador Sartori

Lei foi sancionada pelo Governador Sartori nesta terça-feira, 24/04
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A rota turística Caminhos da Neve foi instituída no Rio Grande do Sul. O governador José Ivo Sartori sancionou a lei, nesta terça-feira (24), em solenidade no Palácio Piratini. O Projeto-de-Lei 321/2015, de autoria do deputado Gabriel Souza, foi aprovado no dia 27 de março pela Assembleia Legislativa por unanimidade.

Contemplam a rota os municípios de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Jaquirana, Bom Jesus e Nova Petrópolis. Entre os objetivos da iniciativa está a integração turística entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, já que o roteiro liga a Serra gaúcha, a Região das Hortênsias e os Campos de Cima da Serra com a Serra catarinense.

“Precisamos acreditar no potencial do nosso estado e valorizar o turismo. Precisamos olhar para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. Isso ajuda a fortalecer nossa história, cultura e gastronomia”, afirmou o governador.

Sartori destacou a participação do turismo na economia brasileira e gaúcha e ressaltou que, no Brasil, a atividade foi responsável por 8% do PIB no ano passado. “No Rio Grande do Sul, representa 3,4%, um percentual que precisamos melhorar. Por isso é importante que o poder público pense políticas para incentivar as regiões com potencial para atrair visitantes”, enfatizou.

O texto também ressalta a importância do desenvolvimento sustentável do potencial turístico regional, a implantação de mecanismos de educação ambiental aos empreendimentos turísticos e o incentivo à organização produtiva das comunidades locais relacionadas ao turismo, ao artesanato e à geração de novas fontes de emprego e renda.

Gabriel Souza lembrou que esse é um sonho de muitos anos de toda a região e que a proposta gaúcha, que tramitava desde 2015 na Assembleia Legislativa, serviu de inspiração para o deputado catarinense Milton Hobus, que também teve a proposta da rota turística aprovada. Em Santa Catarina, o trecho inclui nove municípios: Bom Retiro, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Rio Rufino, Urupema, Bocaina do Sul, Painel e Lages. “Precisamos buscar uma maior integração e desenvolvimento entre as Serras gaúcha e catarinense”, ressaltou o deputado.

O diretor de Turismo da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Abdon Barretto Filho, destacou a importância do turismo e o papel fundamental que as rotas têm no desenvolvimento no Estado.Também citou o aplicativo 'Turismo RS', que reúne informações turísticas de todo o Rio Grande do Sul e que, a partir de agora, poderá incluir os Caminhos da Neve na ferramenta, que é totalmente gratuita.

Para o coordenador do grupo Caminhos da Neve, Jaziel Pereira, esse é um importantíssimo reconhecimento ao roteiro, onde se pretende “trabalhar uma rota desde Gramado até Florianópolis, que apresenta muitas atrações turísticas”, afirmou.

Pereira também pediu o apoio do governo do Estado nas tratativas de federalização de 161 quilômetros de rodovia, que liga o Rio Grande do Sul a Santa Catarina. O trecho compreende o entroncamento da BR-285, em Bom Jesus (RS), até o entroncamento da BR-282, em Bom Retiro (SC).

Texto: Cassiane Osório/Secom

Fonte: Governo do Estado

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais