Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Autoridades e familiares prestaram últimas homenagens a Mendes Ribeiro Filho

por Ivan Sgarabotto

Mendes Ribeiro Filho faleceu aos 60 anos, em consequência de um câncer no cérebro

Foto: Daniela Barcellos/ Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori acompanhou, neste domingo, 10, o velório do ex-ministro da Agricultura e ex-deputado Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho que faleceu de madrugada, aos 60 anos, em consequência de um câncer no cérebro. Além do governador e da primeira-dama Maria Helena Sartori, também estiveram na Assembléia Legislativa o vice-presidente da República, Michel Temer; o ministro-chefe da Aviação Civil, Eliseu Padilha; o vice-governador José Paulo Cairoli; o ex-senador Pedro Simon; além de secretários de Estado, deputados, políticos, amigos e familiares.

Reconhecido pela habilidade política e pelo bom trânsito entre os segmentos da sociedade, Mendes Ribeiro foi lembrado pelo governador José Ivo Sartori como "um construtor. Mais do que um conciliador, ele era alguém que construía saídas, e uma pessoa que honrou a atividade política".

A morte prematura do ex-deputado foi lamentada por todos. Mendes Ribeiro era "um exemplo de competência e dedicação, pena que tenha ido embora tão cedo. Fará falta a todos nós", ressaltou Temer.

Mendes Ribeiro era filho do advogado e jornalista Jorge Alberto Mendes Ribeiro, que faleceu em 1999. Graduou-se em Direito pela PUCRS, teve intensa atuação como líder de movimento estudantil. Em 1982, aos 28 anos, elegeu-se vereador de Porto Alegre. No Executivo Estadual, foi secretário de Justiça de 1983 a 1984. Depois, exerceu dois mandatos de deputado estadual – de 1986 a 1990 e de 1991 a 1994.

No ano seguinte, já eleito para sua primeira vaga na Câmara dos Deputados, foi convidado para o cargo de secretário de Estado das Obras Públicas, Saneamento e Habitação. Em 1996,  assumiu a então Secretaria Extraordinária para Assuntos da Casa Civil, onde ficou até 1998, quando se reelegeu deputado federal. Ele foi reeleito nos  pleitos de 2002, 2006 e 2010.

Em agosto de 2011, foi indicado para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pelo vice-presidente. Ficou no cargo até março de 2013, quando se licenciou para tratamento de saúde.

Em outubro do ano passado, Mendes Ribeiro Filho participou de sessão solene na Assembleia Legislativa em comemoração aos 25 anos de promulgação da Constituição Estadual – da qual foi relator.

 O cortejo fúnebre de Mendes Ribeiro teve honras militares. O governador decretou luto oficial por três dias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais