Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

FEPAM autoriza realização de teste de deposição de efluentes tratados em solo do Aterro Municipal Rincão das Flores

por Ivan Sgarabotto
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), informa que a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) emitiu nesta terça-feira (10.12) a autorização que permite a realização de teste de deposição de efluentes tratados em solo, referente ao Aterro Municipal Rincão das Flores. Cabe ao responsável técnico a operação da atividade ora licenciada, o acompanhamento periódico de todas rotinas envolvidas no manejo da aplicação do efluente tratado em solo agrícola. Esta autorização é válida até 10 de fevereiro de 2016.

O objetivo principal é que o efluente, após tratamento realizado na Estação de Tratamento de Efluentes do Aterro Municipal Rincão da Flores, não seja descartado/lançado no curso d'água da região. Diante dessa situação, o Município realizou a contratação de um responsável técnico que apresentou um estudo, aprovado pela FEPAM, que prevê o reaproveitamento desse chorume tratado como meio de irrigação de parte de uma área verde localizada no Aterro. 

A aplicação do chorume favorece o desenvolvimento vegetativo das culturas – incorporar nutrientes ao solo (principalmente fósforo) tem ganho ambiental – impedindo que por ventura exista uma potencial contaminação dos corpos hídricos. No Aterro Rincão das Flores será utilizada uma área de 15,90 hectares para a irrigação, a ser realizada por aspersores do tipo “canhão d' água” de circuito cheio.

Assessoria de Imprensa – SEMMA

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais