Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Polícia Ambiental identifica poluição hídrica e do solo próximo à bacia de captação de água

por João Pedro Minella
Foto: Divulgação

Em cumprimento a ordem de serviço no combate ao crime de poluição nos distritos e parques industriais, foi realizada nesta semana a fiscalização em empresas, sendo constatado o lançamento de resíduos industriais sólidos diretamente no solo. Tais resíduos são provenientes da aplicação de granalha de aço angular g-25 "b" após o jateamento de implementos rodoviários, sendo que tais implementos contém tinta, bem como são fabricados com metais. Através de consulta, a granalha possui em sua composição química o carbono, silício, manganês, fósforo e enxofre. O lançamento acontece fora do pavilhão aonde ocorre o jateamento das peças e possui pequenos valos no solo que direcionam os resíduos até ao Arroio da Chácara, principal arroio de captação hídrica da cidade, sendo que a ação das chuvas sob o efeito da gravidade contribuem para que este efluente químicos entre em contato com o leito do arroio principal recurso hídrico que abastece a cidade de Vacaria.

Em outra ação, foi efetuada vistoria em uma empresa situada no Bairro Industrial, constatando o lançamento dos efluentes líquidos e sólidos proveniente da limpeza dos corredores e câmeras frias da empresa. A referida empresa possui encanamento com lançamento direto para o interior do Arroio da Chácara, ressaltando que o lodo criado entre o atrito dos pneus das empilhadeiras, os resíduos químicos das frutas estocadas nas câmaras frias, e com grave possibilidade de vazamento de amônia, utilizada em câmara de resfriamento. 

Todo esses efluentes estão sendo lançados para o interior do arroio da chácara, contrariando também a licença de operação do DEMMA de Vacaria, no quesito técnico do encaminhamento dos efluentes líquidos da empresa. Além de infringir o ART 54 da lei 9605/98 está sendo ferido o ART 60 da referida legislação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais