Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Programa Vacaria mais limpa é lançado com o objetivo de aumentar a reciclagem de lixo no município

por Neto Ferreira

App será disponibilizado para auxiliar a comunidade

Foto: Tua Rádio

Atualmente Vacaria produz aproximadamente 1.100 toneladas de lixo por mês, sendo que somente em torno de 100 são recicladas. Tendo em vista o baixo indicador de material reciclado, a administração municipal está lançando o programa “Vacaria mais limpa - Cidade limpa, cidade saudável”.

O objetivo é conscientizar a população do cuidado com o meio ambiente, aumentar a reciclagem para até 25% do total coletado e também diminuir os custos do município com o transbordo do lixo, que depois do encerramento das atividades no aterro local, é destinado para Otacílio Costa/SC. Atualmente o custo é de R$200,00 por tonelada, sendo que há um déficit de aproximadamente R$5 milhões num comparativo do que é recebido da empresa responsável e do que é gasto para levar para outro município, como informa o secretário de planejamento, João Alfredo Acauan.

Cerca de 60 famílias dependem do lixo reciclável para sobreviver em Vacaria, seja através das associações de catadores ou independentes. A coordenadora do programa de educação ambiental da Prefeitura de Vacaria, professora Marli Borsói, acrescenta que na próxima semana será disponibilizado um aplicativo para celular, que informará o itinerário da coleta de lixo e orientações sobre eco pontos para o descarte correto dos mais diversos materiais. A plataforma também servirá para denúncias ou reclamações, caso o morador veja o lixo descartado em local impróprio, pode mandar uma foto direto para a administração através do app.

A partir das 15h desta segunda-feira, 07/06, haverá uma caravana ambiental nos bairros para que haja a sensibilização da comunidade na separação dos resíduos já nas residências. Participam do programa as secretarias de agricultura e meio ambiente, planejamento, educação e cultura, o departamento municipal de limpeza urbana e o departamento de meio ambiente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais