Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Biólogo de Vacaria destaca como é a assistência técnica aos povos indígenas na Amazônia

por Aldoir Santos

Felipe atua na Operação Amazônia Nativa

Felipe Rossoni Cardoso esteve no Temática desta segunda-feira
Foto: RD Fátima

O biólogo Felipe Rossoni Cardoso é natural de Vacaria e há 15 anos trabalha na Amazônia com assessoria técnica aos povos índigenas. Ele esteve no Temática desta segunda-feira,30/12, abordando como são desenvolvidas as ações da Operação Amazônia Nativa. Uma ONG atua há 50 anos neste projeto. Uma equipe formada por técnicos de diversas áreas auxilia os indígenas a manterem a sustentabilidade mesmo com a exploração dos recursos naturais da região.

Felipe conta que há dois formatos de exploração dos recursos em se tratando de povos tradicionais. O para a subsistência e o comercial para a geração de renda.

Além do pescado, o extrativismo de óleos é uma das atividades comerciais com grande movimento econômico nas comunidades. Nos últimos anos tem se discutido muito o formato sustentável de exploração da Amazônia. Felipe destaca que umas preocupações é com a manutenção da cultural local. Segundo ele, há desde grupos de índígenas que vivem de forma isolada até os que já alcançaram uma forte relação com a sociedade como alguns que já fizeram doutorado em antropologia. O biólogo Felipe Rossoni Cardoso ressalta que o aumento do desmatamento na Amazônia é fato inquestionável neste ano.  A entrevista completa está no Podcast 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais