Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Migrantes focam no empreendedorismo em Vacaria

por Yasmim Zanella Accioly

Estrangeiros estão atuando em diversos ramos, agora também como empresários

Foto: Divulgação

Os migrantes que vieram para Vacaria de países como Venezuela, Haiti, Senegal, entre outros, começam a empreender no município. Com o apoio do Centro de Integração e Desenvolvimento Nossa Senhora das Graças (Ceidec), receberam orientações de como proceder nos segmentos que gostariam de atuar. 

Conforme a coordenadora do Ceidec, irmã Edna Rodrigues, a iniciativa de colocar os migrantes no empreendedorismo também recebeu apoio do Sicredi, que em parceria com o Sebrae realizou uma capacitação para os estrangeiros. Ela acrescenta que o espírito do comércio já vem de berço com eles, sendo feita apenas uma especialização na área. 

O venezuelano Carlos Daldivia foi vereador em uma cidade daquele país, e resolveu sair de lá em função da falta de liberdade de expressão e também das péssimas condições dadas aos moradores pelo governo. Em Vacaria, junto com a esposa Perla, é proprietário da empresa SG Balões. E realiza a venda de decorações de festa, taças e balões personalizados. Ele afirma que foi um grande desafio para começar uma nova vida.

Já Gabriel Cardona trabalhou 12 anos na petroleira da Venezuela. Largou o trabalho e a vida naquele país em função da desvalorização que a moeda local sofreu após a troca de governo. Em Vacaria faz doces e salgados, e entrega onde o cliente pedir. O chamado “tequeño” foi adaptado com ingredientes que o brasileiro gosta para atender a demanda. 

Outras atividades também já estão saindo do papel, como o restaurante dos haitianos próximo a estação rodoviária e um café de duas irmãs venezuelanas na Avenida Militar.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais