Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cantina em Monte Alegre é a primeira da região a ser legalizada para a comercialização de vinho colonial

por Guilherme Vieira Faccioli

Foi mais de um ano para que a cantina obtivesse o selo

Cantina em Monte Alegre é a primeira da região a ser legalizada para a comercialização de vinho colonial
Foto: Tua Rádio Fátima

Foi entregue nesta terça-feira,25/09, o selo Sabor Gaúcho com base na lei do vinho colonial a Cantina Vinhos Di Poletto de Monte Alegre dos Campos. Esta é a pioneira a receber o documento nos Campos de Cima da Serra e a sétima no Estado. Pelo menos 22 estão aguardando o registro do governo. O extensionista da Emater Thompsson Benhur Didoné destaca que o registro federal foi adaptado para a agricultura familiar.

Em Monte Alegre dos Campos, a família Poletto Guerra produz vinhos artesanais desde 2008, inicialmente apenas para o consumo e, com o passar dos anos, comercializando informalmente para vizinhos e consumidores que procuravam o produto na propriedade. Para a legalização, a família contou com todo o suporte e orientações da Emater/RS-Ascar para o projeto de tratamento de efluentes, adequação das instalações, elaboração de rótulos, organização de documentação e registros.

Neste ano, a família já produziu 20 mil litros de vinho colonial com uvas próprias das variedades bordô e niágara, que poderão ser comercializados em feiras, cooperativas ou na propriedade, com o talão de produtor. Bastante comovido, o proprietário Sadi Poletto Guerra agradeceu a todos - pessoas e entidades - que o apoiaram. “Isso é uma coisa que eu jamais imaginava na vida, que ia chegar um dia desses, eu fiquei emocionado mesmo. Foi uma luta, mas valeu a pena”, conta o produtor, que já está fazendo a sucessão rural com a agroindústria, onde, além da esposa Zélia, também trabalham os três filhos jovens. “Eles têm ideia de permanecer, vai ser a família que vai continuar tocando isso”, ressaltou. O chefe do escritório da Emater de Monte Alegre Eduardo Pagot ressalta que a cantina faz parte do programa de gestão sustentável. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais