Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Bancos propõem audiência pública para tratar sobre lei da vigilância armada 24h

por Aldoir Santos

Lei municipal foi aprovada pelos vereadores em 2016

Gerentes dos bancos no Temática desta quarta-feira
Foto: RD Fátima

Os vereadores aprovaram em 2016 uma lei que obriga as agências bancárias a terem vigilância armada por 24 horas nos sete dias da semana inclusive feriados. O descumprimento gera multas elevadas. A lei foi sancionada pelo então prefeito Elói Poltronieri em outubro de 2016. De lá pra cá, no entanto, a lei nunca foi cumprida. As agências que foram multadas pela prefeitura estão recorrendo na Justiça. Para tentar encontrar uma solução para o impasse representantes das agências utilizaram a tribuna livre da Câmara de Vereadores essa semana. Eles propõem inicialmente um debate na comunidade e que a posteriormente a lei seja revogada. O setor argumenta que já dispõe de medidas que garantem a segurança tanto para os clientes bem como para os funcionários. O plano de segurança de cada agência passa por aprovação da Polícia Federal destaca o gerente do Banco do Brasil Adércio Luis Arenhardt.

O gerente do Sicredi agência Glória Jaibé Pelissari acrescenta que quando a lei foi formatada em 2016 o setor financeiro não foi convidado para expor quais os mecanismos de segurança que são utilizados. Destaca que a proposta é que se faça uma audiência pública para tratar do tema. Jaibé ressalta ainda que já existe legislação federal que é divergente a que foi aprovada pelos vereadores.

O gerente do Sicredi centro Marcelo Bombarda reforça que as instituições financeiras estão em conformidade com que estabelece a legislação sobre segurança e que não há necessidade da lei municipal em vigor. Marcelo comenta que é importante a conscientização das pessoas utilizarem cada vez menos o dinheiro físico como uma medida de segurança.

O gerente do Sicoob Sandro Pinheiro cita que em municípios como Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul os prefeitos revogaram leis semelhantes a essa de Vacaria. Caberá aos vereadores agendarem ou não uma audiência pública sobre o assunto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais