Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Prefeitura de Esmeralda recupera cascalheira

por João Pedro Minella
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Esmeralda realizou, durante o mês de maio, a recuperação de uma cascalheira licenciada, situada na localidade do Rincão da Cruz. O serviço foi realizado através da Secretaria de Obras e Serviços Viários e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Quando uma cascalheira é licenciada por um ente público, ela pode ser explorada pelo período de quatro anos. Após este prazo, o órgão deve realizar a recuperação da área degradada, conforme determinam as lei ambientais vigentes.

- Esse trabalho é feito com base em um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD), elaborado de acordo com as exigências legais. O PRAD, inserido no projeto de licença ambiental, embasa todo o serviço de recuperação, cuja finalidade é reparar os taludes formados pela extração do cascalho, deixando-os nivelados o máximo possível – explica Josieli Vasata, bióloga do Município de Esmeralda.

A recuperação da cascalheira licenciada na localidade do Rincão da Cruz ainda contará com o plantio de 100 mudas de árvores nativas como última etapa do projeto. O plantio será realizado entre os meses de junho e julho, período mais indicado para um melhor desenvolvimento dessas mudas.

O Município de Esmeralda, através dos setores competentes, possui um rigoroso controle para uma utilização adequada das cascalheiras e respeitando os prazos vigentes em cada licença.

Para otimizar o trabalho de manutenção das estradas, Esmeralda possui no momento duas cascalheiras licenciadas e está encaminhando documentação e projetos para licenciar outras duas, todas em pontos estratégicos do município.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais