Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Psicólogas do Neap alertam sobre as consequencias do bullying

por Aldoir Santos

Bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo, afirmam os especialistas

Psicólogas estiveram no Temática desta terça-feira
Foto: RD Fátima

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. É uma das formas de violência que mais cresce no mundo, afirmam os especialistas. Segundo a psicóloga Francieli Fernandes Vieira, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho.

Conforme a psicóloga Simone Caon Zuanazzi além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar , crianças e adolescentes que passam por humilhações podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.

A psicóloga Amélia de Camargo Acauan destaca que para evitar o bullying podem ser adotadas algumas ações especialmente na escola. Além da observação dos pais e adultos em relação ao comportamento das crianças é importante que sejam feitas atividades pedagógicas que incentivem o gerenciamento de conflitos. As psicólogas ouvidas para essa reportagem estiveram no Temática desta terça-feira. São integrantes do Núcleo Especializado de Atendimento e Prevenção Escolar da Secretaria de Educação de Vacaria, NEAP.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais