Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Pedidos de aposentadoria por idade e auxílio-maternidade devem ser feitos somente pela internet

por Guilherme Vieira Faccioli

A mudança ocorreu nesta semana e de acordo com o INSS agilizará os pedidos dos assegurados.

Ao acessar o portal Meu INSS no site www.inss.gov.br ou ligar para o 135, o trabalhador que desejar pedir a aposentaria por idade ou salário-maternidade urbanos receberá direto o número do protocolo de requerimento, em vez de agendar uma data para comparecer a uma agência do INSS. Nos casos em que as informações previdenciárias para o reconhecimento do direito já constarem no sistema do Instituto, será possível a concessão automática do benefício. A medida elimina a etapa do agendamento.

Agora, ao requerer o benefício, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Somente se necessário, a pessoa será chamada para comparecer à agência, como é o caso da aposentadoria rural. Com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido.

A chefe da agência no INSS de Vacaria Rosaura Silveira Vieira destaca outras mudanças como a do próximo dia 24/05 que remete uma alteração nos horários e a Inclusão de uma extensa lista de serviços no rol de atendimentos agendados.

Assim, a partir da próxima quinta-feira os atendimentos não agendados serão encerrados às 13h. Desta forma, será oferecido um período de cinco ou seis horas para o atendimentos sem hora marcada. A depender se a agência abre as 7h ou as 8h. Os atendimento agendados continuam sendo realizados durante todo o horário de funcionamento das unidades.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais