Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Programa Primeira Infância Melhor completa 13 anos de atividades em Vacaria

por Fábia Schüler

Entre as atividades está a Semana Municipal do Bebê

A equipe do PIM participou do programa Temática
Foto: RD FÁTIMA

O programa Primeira Infância Melhor, PIM, atua em 23 bairros de Vacaria desde 2006. São 13 visitadoras que atendem em média 24 famílias. Há uma coordenadora e duas monitoras. São atendidas 290 crianças, 24 gestantes e ao todo são 305 famílias.

São realizadas atividades que auxiliam no desenvolvimento das crianças de 0 a seis anos de idade. O atendimento é prestado por 45 minutos na casa da família cadastrada.

A gestão do programa no município é feita pelo Cededica. As visitadoras passam por uma seleção e depois por treinamentos periódicos. Ereni de Oliveira Pereira Silva é visitadora do PIM há 11 anos nos bairros São José e Kennedy. Ela conta que sempre ocorre uma troca de experiências com as famílias.

A coordenadora do PIM Elisandra Rissardi Polasso acrescenta que relatórios das escolas constataram que as crianças que passaram pelo programa apresentam melhor desempenho.

Adriana dos Santos Godois trabalha há oito anos como visitadora no bairro Imperial. Ela destaca a felicidade das mães quando das visitas. Fabíola Souza Fonseca é uma das mães que participa das atividades do PIM no bairro Imperial. Faz um ano que a filha dela de dois anos de idade está inserida no trabalho da visitadora. Ela destaca que é um aprendizado em conjunto. A Aline dos Santos Pereira atua nos bairros Vitória e Municipal. Ela acrescenta que as famílias valorizam as atividades realizadas. Cita o caso do material reciclado que é utilizado para estimular as crianças.

A visitadora dos bairros Imperial e Franciosi é Raquel Donadello. Atende 26 crianças. Recentemente nasceram quatro bebês. Suelen da Silva Suzin atende 21 famílias na Chácara das Palmeiras. Ela pretende até fim desta semana incluir mais três famílias. Alanes Borges Souza foi monitora e agora atua como visitadora no bairro Barcellos há cinco meses. Ressalta que está satisfeita com o retorno que recebe das famílias atendidas.

Está em andamento até dia 23 a programação da XV Semana Municipal do Bebê. Estão sendo realizadas palestras nas Unidades Básicas de Saúde sobre os mais variados temas destaca a coordenadora Elisandra Rissardi Polasso.

Confira a programação desta terça-feira,19/11

Palestra: Book do bebê e massagem shantala

Com as visitadoras, Ereni Pereira e Suelem Suzin, na UBS do bairro Keneddy, às 13h. 

Palestra: Amamentação e book do bebê

Com as visitadoras: Aline dos Santos, Carine Gonçalves da Silva e Sabrine Boeira Nunes. Na UBS do bairro Municipal às 14h.

Palestra: Cuidados com o recém nascido, com a pediatra Arlete Carvalho Pusch, na UBS do bairro Jardim Toscano às 14h. 

Acesse nosso Podcast e ouça a entrevista.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais