Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Iniciativas do CETAP fomentam a preservação de nascentes e a geração de renda a partir do plantio e conservação de frutíferas nativas

por Sofia Weber

Ele explica que nos últimos anos o Cetap trabalha na conservação das nascentes através do plantio e da manutenção de árvores nativas, inclusive, com a criação de viveiros com diferentes espécies de plantas.

Foto: Divulgação

O Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap) vem desenvolvendo uma série de ações com famílias ligadas à agricultura familiar no Rio Grande do Sul, especialmente nos Campos de Cima da Serra, quanto a preservação das nascentes de água através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Agora o Cetap é parceiro do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (Condesus) em um edital do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Agrário em um novo programa voltado às frutas nativas. 
Conforme o coordenador de projetos, Alvir Longhi o trabalho que vem sendo desenvolvido junto com a Sema na recuperação das nascentes também funciona como forma de geração de renda para os produtores parceiros. Ele explica que nos últimos anos o Cetap trabalha na conservação das nascentes através do plantio e da manutenção de árvores nativas, inclusive, com a criação de viveiros com diferentes espécies de plantas.
A assessora técnica, Andressa Ramos Teixeira, explica como o processo é realizado com as famílias beneficiadas, até mesmo sobre a escolha das espécies que serão plantadas e que gerarão renda.
O novo projeto em parceria com o Condesus está em fase de implantação. Segundo Andressa a iniciativa visa a estruturação das cadeias produtivas e, após as conversas iniciais com os municípios parceiros, serão mapeadas as famílias beneficiadas para os trabalhos serem iniciados. O objetivo sensibilizar os envolvidos para a comercialização de produtos que muitas vezes não são valorizados.
Mais informações a respeito dos projetos desenvolvidos pelo CETAP podem ser buscadas na sala de atendimento que fica na rua Borges de Medeiros, 848 ao lado da Casa Fratelli Tutti ou ainda pelo telefone (51) 9.9195-2718 com a Andressa. #tuaradiofatima #meioambiente #vacaria #cetap

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais